A partir do dia 05/10/2016, a Gerencianet não vai aceitar mais emissões de boleto bancário sem que o documento (CPF ou CNPJ) do Pagador (seu cliente) não seja informado previamente.
O módulo Fortunus (boleto direto da Gerencianet) já possui essa funcionalidade desde o lançamento, basta acessar as configurações do módulo e localizar a opção "CPF ou CNPJ".

Caso tenha dúvidas para configurar acesse https://www.edvan.com.br/manual-fortunus e confira a página 6, caso o campo customizável não esteja criado visite a página 15.
Confira o comunicado oficial:
===
Prezado cliente,
Identificamos que algumas de suas emissões são realizadas com o número do CPF/CNPJ do cliente inválido ou em branco. Como estamos em processo de atendimento à regulamentação do Banco Central, a partir do dia 05 de outubro de 2016 o sistema não mais realizará emissões com dados incorretos, especificamente o nome e CPF/CNPJ do cliente.
Por isso, caso tenha algum cadastro em sua base de clientes com dados incorretos ou incompletos, solicitamos que atualize as informações até o final de setembro para evitar qualquer problema com suas emissões.
Os dados que precisam ser ajustados são: Nome Completo/Razão Social do seu cliente CPF/CNPJ do seu cliente.
Observação: Caso você utilize algum sistema de terceiros integrado à Gerencianet, basta atualizar o cadastro do seu cliente no sistema em questão.
Contamos com sua compreensão.
Atenciosamente,
Equipe Gerencianet
===